terça-feira, 28 de julho de 2015

Bolo de Arroz

A vida é feita de momentos, diz-se muitas vezes que a felicidade não existe, mas sim momentos felizes. Umas vezes felizes ou nem tanto, vamos armazenado-os sob a forma de recordações.
As recordações boas são os nossos tesouros, guardam-se como preciosidades. As recordações que não o são, essas podemos  procurar modifica-las, substitui-las por outras melhores, mais fortes! Bem sei que nem sempre é possível, mas às vezes é!


Há tempos o  Célio, do blog "Sweetgula", contou-nos como os bolos de arroz fizeram parte da sua infância e que lhe trazem gratas recordações. Não pude deixar de recordar como também fizeram parte da minha... 
Quando era garota, e durante bastantes anos, tive problemas de fígado, por isso andava sempre de dieta. Nas visitas à pastelaria o único bolo que me deixavam comer era o de arroz, "come um bolinho de arroz, que este não te faz mal". Ora o que me apetecia, para onde os olhos corriam, era para os bolos com chocolate, chantilly, ou creme de alguma espécie, mas não podia ser! Só mesmo aquele "sequinho". Não admira que o tivesse vindo a detestar, nunca está entre as minhas escolhas! Venha dai um bom Duchesse, cheiinho de chantilly, Éclairs com coberturas e interiores voluptuosos, uma bela Bola de Berlim,  um Palmier encoberto de doce de ovos, um Moka a transbordar de creme com sabor a café... esses sim!


Algum tempo depois do Célio me ter encantado com os seus delicados bolinhos, apareceram à minha frente uns belos "Bolos de Arroz" no Faz e Come, do Rui Ribeiro, e não é que fiquei cheia de vontade de os fazer também! Foram para a lista de espera até que surgisse uma oportunidade de comprar os aros. 
Há dias um pacote de farinha de arroz, a ameaçar perder a validade chamou por mim e deu-me um raspanete! Realmente não estamos em maré de desperdício e por isso meti mãos à obra e lá experimentei fazer o tal bolo, só que num formato maior. 
Ora deu-se a casualidade do Célio andar em "obras" lá pela casa dele (que por sinal ficaram excelentes), como só "entravam pessoas autorizadas" tive que ir a outras paragens! Rumei ao blog do Rui e de lá trouxe a receita comigo. Contei-lhe que tinha feito uma receita dele ao que me disse estar "ansioso para ver"... ups! Mesmo não estando nos meus planos fui fotografar, mas o dia estava a chegar ao fim e a luz já não era a melhor, nem a inspiração. Resumindo as fotos ficaram uma porcaria! Não me atreveria a dececionar o chefe, até porque ele é um doce de pessoa. Então repeti a dose, assim acabou-se o trauma, ahahah!
Cá está Rui, o teu bolo de arroz em formato gigante!


Bolo de Arroz 
(adaptado do blog Faz e Come)


Ingredientes:

150 g de açúcar;
100 g de manteiga (à temperatura ambiente);
125 g de farinha de arroz;
75 g de farinha de trigo;
4 ovos M;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 vagem de baunilha (ou 1 colher de chá de aroma de baunilha);
6 colheres de café de açúcar baunilhado.


Execução:

Pré-aqueça o forno a 175º C.
Unte a forma e forre o fundo com papel vegetal. 
Numa tigela misture as farinhas e o fermento.
Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. 
Continue a bater e adicione os ovos, um de cada vez. Assegure-se que está bem incorporado antes de introduzir o ovo seguinte. 
Abra a baunilha ao meio e raspe bem o interior, junte ao creme (ou adicione o aroma).
Reduza a velocidade da batedeira e incorpore as farinhas e o fermento, gradualmente. 
Verta a massa na forma e espalhe por cima o açúcar baunilhado.
Leve a forno cerca de 35 minutos, faça o teste do palito.
Desenforme depois de arrefecer um pouco.


Nota: Pode substituir a baunilha por raspa de laranja ou limão.


Dá uma imensa vontade de lhe arrancar a camada crocante de açúcar, sem dúvida a melhor parte! Tão boa que agora viro a fatia de "pernas para o ar" e deixo-a para o final! 



Acho que de agora em diante, quando vir "Bolos de Arroz", só me vou lembrar do delicioso cheiro que espalharam pela casa, do interior fino e suave, do sabor a baunilha, das belas imagens do Célio e do Rui, deste post, da vontade de fazer mais vezes (quem sabe outras versões)... só me vou lembrar de coisas boas!

16 comentários:

  1. Vai já para a minha lista dos próximos a fazer! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, Helena!
    Um beijinho e obrigado pelo carinho!!! :D

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que lindo está o teu bolo, uma tentação!
    É dos meus bolos preferidos, nunca enjoam.

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão lindo...e deve ser tão saboroso!

    ResponderEliminar
  6. Uau, ficou tão lindo, com essa crosta deliciosa!! :)

    ResponderEliminar
  7. Ohhh Lenita, que bellisimo bizcocho, tiene un aspecto delicioso, y se me hizo la boca agua, voy a hacerlo, besitos

    ResponderEliminar
  8. Olá Lenita!!
    Que textura maravilhosa, as fotos ficaram de deixar qualquer pessoa com água na boca!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  9. Ficou lindo! Os bolos de arroz também fazem parte da minha infância, mas este tem um aspecto absolutamente delicioso...

    ResponderEliminar
  10. O que eu adoro bolinho de arroz, mas era muito raro comer em pequena, mas deliciava-me e deixava sempre o topo para o final. Ficou com uma crosta perfeita!! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  11. Quando eu li o titulo fiquei super curiosa. Como assim bolo de arroz? Hehehe... adorei a chamada. Lindo bolo. Beijão

    ResponderEliminar
  12. Olá Lenita! Adorei ler o teu texto que fala de momentos felizes, momentos esses que vamos colecionando no coração e guardamos como pequenos tesouros. Fiquei feliz por saber que eu te proporcionei um desses momentos, mas fiquei mais feliz ainda e não consegui disfarçar um rasgado sorriso com a tua partilha deste bolo encantador. Está lindo e deixou-me preso ao ecrã, as imagens falam por si e olha sabes que mais? Quero fazer este teu bolinho! Aquela crosta está qualquer coisa de encantador e que tentação dos deuses. Perfeição e uma enorme felicidade, minha amiga, é isso que eu sinto quando te visito. :)
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Lindo bolo, lindas imagens, Helena!
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderEliminar
  14. Que aspecto delicioso.há algum truque para os bolos ficarem com essa crosta?os meus bolos não ganham essa crosta e ficam tipo húmidos,em cima e quando desenforme até se colam ao prato

    Da para fazer este bolo em forma redonda? que tamanho recomenda?
    Obrigada, Joana

    ResponderEliminar
  15. Muito bom!
    Sempre que venho a este blog, fico encantado com as fotos, receitas e adoro os teus textos xD
    PS: Este natal já vão circular as tuas rabanadas outra vez, já é tradição!
    Obrigada, toda a gente as adora!

    ResponderEliminar