sexta-feira, 11 de abril de 2014

Bolachas Integrais com Abacate e Amendiom

Há quem pense que é fácil trocar uma por outra e ficar melhor servido!
Há quem julgue que o "sabor" da vida está na novidade.
Pois enganam-se, digo-vos eu!
A novidade depressa deixa de o ser e depois?
Depois... pode ser demasiado tarde para voltar atrás!
Especialmente quando se troca uma "ela" por um "ele"!


Gosto de bolachas,  mas esqueço-me de as fazer!
Ainda bem! É que quando faço não paro de as comer, talvez por isso mesmo, queria umas bolachinhas que fossem boas e saudáveis, mas parece quase uma missão impossível! O que torna a bolachas realmente boas, mesmo mesmo irresistíveis é ela... a manteiga! 




Não é impossível substitui-la, podemos sempre usar uma margarina vegetal, à base de soja, por exemplo, ou um bom óleo de girassol, de milho, de coco (esse ainda não o consegui encontrar).
Foi então, que há dias, andando eu por ai a navegar (não se esqueçam que nós portugueses somos descendentes de grandes navegadores), fui ter ao The Amazing Avocato, onde se podem encontrar centenas de receitas com abacate.
Ai li, algures, que o abacate pode substituir a manteiga, na mesma proporção. Isso interessou-me, mas será mesmo assim?



Ingredientes:


200 g de farinha  de trigo integral;
100 g de flocos de centeio (ou de aveia);
150 g de açúcar mascavado (ou amarelo);
130 g de manteiga de amendoim;
120 g de polpa de abacate;
1 colher de chá de fermento em pó;
1 colher de sopa de sumo de limão;
1 colher de café de flor de sal.



Execução:

No robot juntar a polpa do abacate com a manteiga de amendoim, o sumo de limão e o açúcar, triturar tudo.
Adicionar a farinha, o fermento, a flor de sal e os flocos de centeio, pulsar algumas vezes e voltar a triturar.
Formar uma bola e colocar no frigorífico, durante 30 minutos.
Estender com o rolo e cortar as bolachas.
Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante 10 minutos.
Arrefecer sobre uma grade e guardar num recipiente hermético.


Estava tão entusiasmada com estas bolachas que me esqueci completamente das minhas tendinites e afins! Foi complicado estender a massa e carimbar, mas a vontade de estrear o meu carimbo novo superou a dor de o usar!

Uma forma de estender a massa com mais facilidade e sem se pegar ao rolo ou à bancada, é usar papel vegetal por baixo e também por cima da massa.


Estas bolachinhas ficaram boas, mas... ainda não estou convencida. Acho que vou continuar a investigar o papel do abacate, eheheh!


Tenho que vos confessar uma coisa... prometo dizer só a verdade... para mim ela é insubstituível!
A manteiga é tão, tão boa, não é justo!

10 comentários:

  1. tb gosto mt de bolachinhas as tuas elas estao mt bonitas bjs bfs

    ResponderEliminar
  2. Olá Lenita,

    realmente existem ingredientes que são insubstituíveis, mas é sempre bom fazer experiências.
    Gosto de abacate e já fiz uma mousse que ficou deliciosa mas claro que nada como a tradicional.
    As tuas bolachas têm mesmo um ar saudável e esse carimbo é tão fofo.
    Costumo comprar o óleo de coco na loja celeiro da saúde em Viana no shopping e também encontras nas ervanárias.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Uma sugestão diferente, ficaram bem bonitas as tuas bolachas!
    Não te sintas sozinha, a manteiga também é a minha perdição!!!!

    ResponderEliminar
  4. Nunca usei abacate em bolachas,adoro comer assim ao natural
    Gostei dos ingredientes que usas-te,ficaram umas bolachas lindas
    bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Lena
    Gostei muito das tuas bolachinhas que me pareceram muito crocantes. Gostei de saber que se pode trocar a manteiga pela polpa de abacate, mas nas tuas bolachinhas puseste os dois quase na mesma quantidade. Como sou gulosa mas tenho uma péssima visícula, evito as gorduras; por isso dava-me jeito uma receita milagre, he,he! Beijinhos da Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Bombom, a manteiga que coloquei nas bolachas é de amendoim, a restante substitui por abacate.
      Bjs

      Eliminar
  6. Olá Lenita
    Não sei como ficaram de sabor, mas visualmente estão muito apelativas!

    ResponderEliminar
  7. Estão com um optimo aspecto. E uma sugestão interessante.

    beijinhos,
    viagemdoceviagem.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Que crujientes y ricas se ven Lenita, una delicia como todo lo que tu haces, un beso

    ResponderEliminar