domingo, 6 de maio de 2012

Broinhas de Grão e Atum

O blogue Cravo e Canela da Manuela, festeja este mês o seu 1.º aniversário e lançou o desafio "Um Aniversário | Um Picnic"
Achei esta receita ótima para levar, espero que todos gostem!


Chamei-lhe broinhas por causa do aspeto exterior, mas a textura é de um pastel cremoso.

Ingredientes:
400 g de grão cozido (o que me sobrou da tarte, pois abri uma lata das grandes);
1 ovo;
50 g de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de queijo ralado (usei queijo fresco magro);
alho em pó q.b.;
1 lata de atum;
azeitonas pretas descaroçadas;
alcaparras q.b.
ervas aromáticas a gosto (usei segurelha, alecrim e estargão);
farinha de mandioca (ou outra de moagem grossa para moldar as bolinhas).


Execução:
Triturei o grão. Adicionei-lhe o ovo, a farinha de trigo, o queijo, o sal, e as ervas aromáticas. Misturei bem.
Retirei pequenas porções de massa e abri uma cova que recheei com o atum (uma colher de sobremesa) , uma azeitona e uma alcaparra. Fechei a bola com um pouco mais de massa e com a ajuda da farinha de mandioca (na qual misturei um pouco de alho em pó) tendi umas bolinhas.
Levei ao forno, num tabuleiro coberto com papel vegetal e deixei cozer cerca de 30 minutos, em forno aquecido a 180º,  até racharem e alourarem um pouco.


Esta receita encaixa nas que gosto de designar com 3'S: saudáveis, saborosas e simples. Podem-se fazer  imensas variações no recheio (com frango, bacalhau, salmão fumado, restos de carne picadinhos), juntar legumes (cenoura, tomate, espinafres saltedos, pimentos), e usar aromas de ervas aromáticas diversos (com salsa, coentros, oregãos...). Basta dar largas à criatividade.

17 comentários:

  1. Lenita,
    Esta tua receita está uma maravilha. Para além dos 3 S's juntava-lhe um 4º S de sedutora. Assim que vemos as broinhas dá logo vontade de morder.

    Muito obrigada pela tua participação. Foste a primeira a chegar e por isso enquanto os demias aparecem vamos tomar uma caipirinha!

    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos então à caipirinha de que tanto gosto Manuela!

      Eliminar
  2. ficou muito bem...deve ser uma delicia...bjs

    ResponderEliminar
  3. Lenita... fiquei completamente rendida ás tuas broinhas de grao e tum... Amei mesmo!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  4. é bem verdade parecem mesmo como broas gostei mt da cor bjs feliz dia

    ResponderEliminar
  5. Adorei estas broinhas, vou levar a receita comigo se não te importas
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso destas tuas broinhas, sem dúvida um excelente escolha para levar para um picnic..beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
  7. Hummm uma optima sugestão ate numa festinha fazer assim mais pequenas...

    Bjocas e boa semana

    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderEliminar
  8. Nossa!!! Essa eu não conhecia... Parabéns!!! Ficaram LINDAS e parecem DELICIOSAS!!!
    Grande beijo, Irene

    ResponderEliminar
  9. Lenita,
    Que delicia, adorei esta associação de ingredientes, mentalmente imagino o sabor e deve ter ficado delicioso.
    Beijo, boa semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  10. Olá Lenita,
    Também sou adepta das receitas 3's ;) ainda que me perca um pouco com os doces...
    Gostei de saber que é minhota e que um dia destes, quem sabe, tomamos café numa esplanada da 'pracinha' de Caminha?!
    Continuação de boas receitas!
    Um beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  11. Minha querida, muito obrigada pela visita e pelo comentário deixado no meu blog.
    Também já me fiz seguidora do teu. Adorei tudo o que vi por aqui. Parabéns pelo blog.
    Estas broinhas estão uma maravilha.
    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Primeiramente quero agradecer a visita no meu cantinho, fiquei muito feliz, espero que volte mais vezes.
    Vim conhecer o teu e fiquei encantada quanta coisa gostosa! Já estou te seguindo.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Que delícia eu adorei a receita e gostei muito do seu blog beijos

    ResponderEliminar
  14. No conocía esta receta, pero me ha parecido fabulosa, un bocado exquisito, me encanta.
    Besos
    Miguel
    lareposteriademiguel.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Olá Lenita!!
    Muito Obrigado pela visita ao meu blog... Também gostei muito do teu, e já me fiz seguidora... acho que vamos trocar muitas ideias e receitas!!
    Obrigado e Bjs
    Cady

    ResponderEliminar
  16. Oi Lenita!
    Gostei bastante!
    Gosto de grão de bico, acho que todas as formas de cozinhá-los são válidas!
    Beijos

    ResponderEliminar